domingo, 17 de fevereiro de 2013

PRECISA-SE DE DNA DIGITAL


Cada vez mais os educadores precisam estar por dentro das novas tecnologias se quiserem acompanhar esta nova geração digital
Se você não nasceu com o DNA digital, é necessário que esteja, pelo menos, conectado às novas tecnologias para acompanhar os novos rumos da educação.
O que observamos hoje nas escolas brasileiras é a busca incessante por plataformas e lousas digitais, TVs de plasma, tablets, entre outras ferramentas que facilitam o aprendizado dos alunos e deixam a escola mais moderna.

Apesar disso, o uso de tecnologia no ambiente educacional encontra empecilhos, já que os educadores não estão acompanhando essa evolução. O relato a seguir exemplifica bem essa situação.
Em visita a uma escola privada de São Paulo, notei que em todas as salas de aula havia uma lousa digital. Ao perguntar a uma professora se ela poderia me mostrar o funcionamento da lousa, ela me olhou tímida e disse que ainda estava aprendendo a operá-la (na verdade, ela nem sabia como ligá-la) e solicitou a uma aluna de oito anos que a ajudasse.
Não há nada de errado em admitir a falta de conhecimento, mas, para continuar firme na carreira, o educador precisa se reciclar e ser proativo na busca de informações, por meio de cursos, pesquisas e leituras, para adequar-se à nova realidade educacional, não podendo depender exclusivamente da escola para obter treinamentos, por exemplo. No entanto, isso não elimina a responsabilidade da escola de orientar seu corpo docente. Cada um precisa desempenhar o seu papel.
Os alunos de hoje já nasceram com o DNA digital e não querem mais aprender da mesma forma que seus pais. Eles querem navegar na internet durante as aulas, aprender por meio de recursos animados e animações em 3D, fazer lição de casa on-line, assistir a vídeos, ou seja, utilizar a tecnologia a seu favor.
Os educadores precisam estar em sintonia com a tecnologia, pois ela já é uma realidade nas escolas. Ao usar os recursos dominados por sua geração, será muito mais fácil e prazeroso para o aluno aprender o conteúdo.
EDUCADOR: CONQUISTE O SEU DNA DIGITAL 
1. Não tenha medo da tecnologia
Coisas novas geralmente nos assustam, pois nos provocam insegurança. Como acontece com seus alunos quando estão aprendendo uma nova matéria. Porém, a tecnologia não morde. As novas ferramentas usadas em sala de aula, como a lousa digital, são fáceis de operar, e você encontra muitas informações sobre elas pesquisando na internet. A curiosidade é o ponto de partida para quem quer aprender a mexer nos aparelhos: apertar um botão ali e outro aqui, explorando todas as possibilidades que eles oferecem. Reserve um tempo do seu dia para isso.
2. Pesquise
Conforme mencionado acima, a internet é uma das principais fontes de pesquisa atualmente. O site de buscas Google raramente nos deixa na mão. Porém, é preciso sempre verificar se o site pesquisado tem credibilidade. Outra ferramenta indispensável, esta tradicional e sempre bem-vinda, é o livro. Uma boa livraria, geralmente, oferece centenas de opções de leitura. Pesquise com calma o melhor tipo de livro sobre o assunto e preste atenção no tipo de linguagem adotada: quanto mais simples, mais rápida será a aprendizagem.
3. Alunos:uma boa fonte de informações
Você passa muito tempo com seus alunos, mas sabe interagir com eles? Quando eles estão explorando algo na internet, no tablet ou até mesmo no celular, isso aguça sua curiosidade? Você pergunta sobre o que estão falando ou fica irritado e pede para que desliguem e parem o que estão fazendo? Faça um teste: tente participar mais e descobrir com eles as novidades tecnológicas. Você vai aprender bastante e os alunos vão adorar compartilhar o que sabem.
4. Respire tecnologia
Não é exagero! Enxergue o mundo à sua volta: tudo gira em torno da tecnologia. Seus alunos estão nas redes sociais e você também precisa estar lá para saber o que pensam, do que gostam, o que fazem e, assim, entendê-los melhor. Os e-books, livros digitais, já são uma realidade. Para tornar a aula mais prazerosa, use recursos digitais, testes on-line, jogos educativos, animações em 3D etc. Você encontra tudo isso na 10 Escola Digital (www.10escoladigital.com.br), uma plataforma de última geração já presente em muitas escolas brasileiras.
5. Tecnologia e métodos tradicionais: uma parceria de sucesso em sala de aula
Tente mesclar métodos tradicionais de ensino com tecnologia. Na disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo, cada aluno pode escrever uma redação; após corrigi-las, você compila todas e as transforma em um livro que poderá ser acessado pelo tablet. Nas disciplinas de Geografia e História, durante a explicação das matérias, acesse a internet para encontrar imagens de lugares ou de pessoas mencionados. Use a criatividade. Faça da tecnologia uma aliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Ouça aqui "Jingle bell rock" -   Joseph Beal e James Booth  (versão em português: Fred Jorge)   Jingle bell, jingle bell, j...