PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO
Prezados
alunos,
o objetivo deste trabalho é conjugar a
produção de gráficos e tabelas das ciências exatas com a análise dos mesmos
produzida através do conhecimento sociológico. A atividade buscará, portanto,
verificar a capacidade dos alunos de ampliar a análise dos dados produzidos
pelas disciplinas exatas e relacioná-los com um contexto mais amplo, como o da
sociedade brasileira.
Esperamos que os objetivos sejam atingidos
e que a atividade seja produtiva no sentido de desenvolver o senso crítico de
cada aluno, requisito básico para compreensão de dados estatísticos e
matemáticos.
Atenciosamente,
Professores
Sérgio, Giovanna e Mariani.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
§
A
turma será dividida em 6 grupos, sendo que cada grupo deverá ter OBRIGATORIAMENTE pelo menos um aluno
que foi ao Assentamento “Pastorinhas”.
§
A escolha dos grupos é livre, mas cada
grupo deverá ter pelo menos uma pessoa que foi ao Assentamento “Pastorinhas”.
§ O trabalho será feito online, através do uso do blog do Colégio Padre
Eustáquio, no endereço http://cpeg12.blogspot.com.br.
Parte I
Cada grupo deverá
elaborar no mínimo 1 gráfico ou tabela relacionada ao material impresso
fornecido pelos professores de matemática. Os grupos poderão escolher uma
pergunta do material e produzir os gráficos ou tabelas sobre o tema. A entrega
será feita em arquivo digital, via e-mail até o dia 15/04/14.
O e-mail para entrega
é: giovanna@colegiopadreeustaquio.com.br
Parte II
Os
gráficos serão postados no ambiente online do blog do Colégio Padre Eustáquio
até o dia 25/04/14. Os grupos terão até o dia 30/04/14 para produzir os comentários dos gráficos.
Os
grupos poderão escolher um ou mais representantes para produção dos
comentários, desde que os mesmos se identifiquem no ambiente online. Ou seja,
os comentários deverão ter claramente a identificação do grupo e da turma ao
qual a pessoa que comenta pertence. A tarefa dos “comentadores” será acompanhar
a discussão sobre os gráficos no blog, incluindo gráficos de outros grupos e de
outras turmas, e, com a ajuda dos outros membros do grupo, deverá postar sua
análise dos dados verificados nos gráficos e tabelas disponíveis.
Orientações para produção dos comentários:
Espera-se
verificar a capacidade dos alunos de desenvolverem análises críticas sobre as
situações verificadas no Assentamento. Para isso, deverão ser feitos
comentários que relacionem a situação do Assentamento com situações verificadas
em outros assentamentos do Brasil e em outros ambientes onde há a produção
familiar de alimentos.
Sugestão de sites para pesquisa que
contribuirão no desenvolvimento dos comentários:
SEBRAE – Selo da
agricultura Familiar:
CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO
A avaliação ficará a cargo de cada professor:
·
SOCIOLOGIA: o trabalho será
avaliado em 4 pontos. Serão
avaliados a participação e o empenho de cada aluno e a organização do grupo
para realização dos registros online. Também será avaliada a capacidade de
análise de cada um e de comparação dos dados com contextos sociais mais amplos.
·
MATEMÁTICA: o trabalho será
avaliado no portfólio. Após a publicação e os comentários, no dia 25/04, cada
aluno deverá fazer a impressão do gráfico com os comentários da turma e anexar
ao portfólio.
CRONOGRAMA
E PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:
Dia 15/04/14: Entrega de gráficos e tabelas via e-mail.
Dia 25/04/14: Disponibilização dos gráficos e tabelas no blog do Colégio
Padre Eustáquio.
Dia 30/04/14: Prazo final para realização de comentários online.
Bom trabalho!
O saber a gente
aprende com os mestres e os livros. A sabedoria,
se aprende é com a
vida e com os humildes.
(Cora Coralina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário