quinta-feira, 24 de abril de 2014

PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS


PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO

Prezados alunos,
o objetivo deste trabalho é conjugar a produção de gráficos e tabelas das ciências exatas com a análise dos mesmos produzida através do conhecimento sociológico. A atividade buscará, portanto, verificar a capacidade dos alunos de ampliar a análise dos dados produzidos pelas disciplinas exatas e relacioná-los com um contexto mais amplo, como o da sociedade brasileira.
Esperamos que os objetivos sejam atingidos e que a atividade seja produtiva no sentido de desenvolver o senso crítico de cada aluno, requisito básico para compreensão de dados estatísticos e matemáticos.

Atenciosamente,
Professores Sérgio, Giovanna e Mariani.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

§  A turma será dividida em 6 grupos, sendo que cada grupo deverá terOBRIGATORIAMENTE pelo menos um aluno que foi ao Assentamento “Pastorinhas”.
§  A escolha dos grupos é livre, mas cada grupo deverá ter pelo menos uma pessoa que foi ao Assentamento “Pastorinhas”.
§  O trabalho será feito online, através do uso do blog do Colégio Padre Eustáquio, no endereço http://cpeg12.blogspot.com.br.

Parte I

Cada grupo deverá elaborar no mínimo 1 gráfico ou tabela relacionada ao material impresso fornecido pelos professores de matemática. Os grupos poderão escolher uma pergunta do material e produzir os gráficos ou tabelas sobre o tema. A entrega será feita em arquivo digital, via e-mail até o dia 15/04/14.
O e-mail para entrega é: giovanna@colegiopadreeustaquio.com.br


Parte II

Os gráficos serão postados no ambiente online do blog do Colégio Padre Eustáquio até o dia 25/04/14. Os grupos terão até o dia 30/04/14 para produzir os comentários dos gráficos.
Os grupos poderão escolher um ou mais representantes para produção dos comentários, desde que os mesmos se identifiquem no ambiente online. Ou seja, os comentários deverão ter claramente a identificação do grupo e da turma ao qual a pessoa que comenta pertence. A tarefa dos “comentadores” será acompanhar a discussão sobre os gráficos no blog, incluindo gráficos de outros grupos e de outras turmas, e, com a ajuda dos outros membros do grupo, deverá postar sua análise dos dados verificados nos gráficos e tabelas disponíveis.

Orientações para produção dos comentários:
Espera-se verificar a capacidade dos alunos de desenvolverem análises críticas sobre as situações verificadas no Assentamento. Para isso, deverão ser feitos comentários que relacionem a situação do Assentamento com situações verificadas em outros assentamentos do Brasil e em outros ambientes onde há a produção familiar de alimentos.

Sugestão de sites para pesquisa que contribuirão no desenvolvimento dos comentários:
Movimento dos Sem Terra: http://www.mst.org.br/
Secretaria da Agricultura Familiar – MDA: http://portal.mda.gov.br/portal/saf/
SEBRAE – Selo da agricultura Familiar:
FAO – Ano internacional da agricultura familiar: http://www.fao.org/family-farming-2014/pt/

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação ficará a cargo de cada professor:

·         SOCIOLOGIA: o trabalho será avaliado em 4 pontos. Serão avaliados a participação e o empenho de cada aluno e a organização do grupo para realização dos registros online. Também será avaliada a capacidade de análise de cada um e de comparação dos dados com contextos sociais mais amplos.
·         MATEMÁTICA: o trabalho será avaliado no portfólio. Após a publicação e os comentários, no dia 25/04, cada aluno deverá fazer a impressão do gráfico com os comentários da turma e anexar ao portfólio.

CRONOGRAMA E PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

Dia 15/04/14: Entrega de gráficos e tabelas via e-mail.

Dia 25/04/14: Disponibilização dos gráficos e tabelas no blog do Colégio Padre Eustáquio.

Dia 30/04/14: Prazo final para realização de comentários online.



Bom trabalho!



O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria,
se aprende é com a vida e com os humildes.

(Cora Coralina)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS

PRODUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELAS

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO

Prezados alunos,
o objetivo deste trabalho é conjugar a produção de gráficos e tabelas das ciências exatas com a análise dos mesmos produzida através do conhecimento sociológico. A atividade buscará, portanto, verificar a capacidade dos alunos de ampliar a análise dos dados produzidos pelas disciplinas exatas e relacioná-los com um contexto mais amplo, como o da sociedade brasileira.
Esperamos que os objetivos sejam atingidos e que a atividade seja produtiva no sentido de desenvolver o senso crítico de cada aluno, requisito básico para compreensão de dados estatísticos e matemáticos.

Atenciosamente,
Professores Sérgio, Giovanna e Mariani.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

§  A turma será dividida em 6 grupos, sendo que cada grupo deverá ter OBRIGATORIAMENTE pelo menos um aluno que foi ao Assentamento “Pastorinhas”.
§  A escolha dos grupos é livre, mas cada grupo deverá ter pelo menos uma pessoa que foi ao Assentamento “Pastorinhas”.
§  O trabalho será feito online, através do uso do blog do Colégio Padre Eustáquio, no endereço http://cpeg12.blogspot.com.br.

Parte I

Cada grupo deverá elaborar no mínimo 1 gráfico ou tabela relacionada ao material impresso fornecido pelos professores de matemática. Os grupos poderão escolher uma pergunta do material e produzir os gráficos ou tabelas sobre o tema. A entrega será feita em arquivo digital, via e-mail até o dia 15/04/14.
O e-mail para entrega é: giovanna@colegiopadreeustaquio.com.br


Parte II

Os gráficos serão postados no ambiente online do blog do Colégio Padre Eustáquio até o dia 25/04/14. Os grupos terão até o dia 30/04/14 para produzir os comentários dos gráficos.
Os grupos poderão escolher um ou mais representantes para produção dos comentários, desde que os mesmos se identifiquem no ambiente online. Ou seja, os comentários deverão ter claramente a identificação do grupo e da turma ao qual a pessoa que comenta pertence. A tarefa dos “comentadores” será acompanhar a discussão sobre os gráficos no blog, incluindo gráficos de outros grupos e de outras turmas, e, com a ajuda dos outros membros do grupo, deverá postar sua análise dos dados verificados nos gráficos e tabelas disponíveis.

Orientações para produção dos comentários:
Espera-se verificar a capacidade dos alunos de desenvolverem análises críticas sobre as situações verificadas no Assentamento. Para isso, deverão ser feitos comentários que relacionem a situação do Assentamento com situações verificadas em outros assentamentos do Brasil e em outros ambientes onde há a produção familiar de alimentos.

Sugestão de sites para pesquisa que contribuirão no desenvolvimento dos comentários:
Movimento dos Sem Terra: http://www.mst.org.br/
Secretaria da Agricultura Familiar – MDA: http://portal.mda.gov.br/portal/saf/
SEBRAE – Selo da agricultura Familiar:
FAO – Ano internacional da agricultura familiar: http://www.fao.org/family-farming-2014/pt/

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação ficará a cargo de cada professor:

·         SOCIOLOGIA: o trabalho será avaliado em 4 pontos. Serão avaliados a participação e o empenho de cada aluno e a organização do grupo para realização dos registros online. Também será avaliada a capacidade de análise de cada um e de comparação dos dados com contextos sociais mais amplos.
·         MATEMÁTICA: o trabalho será avaliado no portfólio. Após a publicação e os comentários, no dia 25/04, cada aluno deverá fazer a impressão do gráfico com os comentários da turma e anexar ao portfólio.

CRONOGRAMA E PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO:

Dia 15/04/14: Entrega de gráficos e tabelas via e-mail.

Dia 25/04/14: Disponibilização dos gráficos e tabelas no blog do Colégio Padre Eustáquio.

Dia 30/04/14: Prazo final para realização de comentários online.



Bom trabalho!



O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria,
se aprende é com a vida e com os humildes.

(Cora Coralina)

  Ouça aqui "Jingle bell rock" -   Joseph Beal e James Booth  (versão em português: Fred Jorge)   Jingle bell, jingle bell, j...